quinta-feira, 15 de maio de 2014

Hervé This em Lisboa

Provocador
Arrojado
Controverso
Divertido
Desconcertante
Quase caótico (quase, porque parece, mas não é; chega sempre onde quer chegar)

Foi assim Hervé This nas 2 conferências que deu hoje em Lisboa,


onde anunciou que a Cozinha Molecular está morta (e se ainda não está, ele quer matá-la), chamou a atenção para a diferença entre Cozinha Molecular e Gastronomia Molecular e apresentou a sua proposta de cozinha Note à Note para a resolução do problema da alimentação em 2050, quando seremos pelo menos 10 biliões a habitar este planeta.
Quanto a esta proposta, Hervé This fez questão de salientar que a cozinha Nota a Nota é isso mesmo, uma proposta, não uma solução. E como tal, deve ser analisada, melhorada ou modificada.
Pelo meu lado parece-me uma proposta muito arrojada, mas é uma proposta muito concreta e que deve ser considerada, pois é urgente começar trabalhar para encontrar soluções para diminuir o desperdício de alimentos, diminuir o desperdício de energia, actuar de forma sustentável.

Para complementar a descrição de Hervé This, deve dizer-se que é um fanático da evolução - porque é que estamos tão agarrados às tradições, mesmo quando são comprovadamente más, questiona; e desespera com a lenta ou quase nula evolução das técnicas de cozinha. Por isso, tem um slide com uma fotografia de um laboratório (a canónica foto com tubos de ensaio e outra parafrenália semelhante) e com o divertido título Labs are full of useful tools that can be used in cooking.

Mas reduzir Hervé This ao cientista que ele realmente é, seria injusto. Como ele próprio disse, Cozinhar é Amor, Arte e Técnica, e pareceu ficar surpreendido quando na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril lhe disseram que os futuros cozinheiros não têm aulas de Arte.

Quanto ao Amor, disse ele (e eu subscrevo inteiramente):
 I need people that can tell me ”I love you” with food.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.