sábado, 5 de abril de 2014

ORIGENS pelo chef Yoji Tokuyoshi

Não é fácil traduzir em palavras uma experiência tão intensa e especial como a que ontem nos foi proporcionada pelo Amuse Bouche no Kiss the Cook - Origens pela mão do chef Yoji Tokuyoshi.
Deveria por isso cingir-me a um ponto alto, mas não dá, porque foram vários. Por isso assinalo aquilo que para mim foi memorável em cada um dos pratos.


  • Polipo – Quadrado do capelo com uma ventosa por cima, sobre caldo do mesmo. O polvo, apenas branqueado, logo muito rijo, permite-nos, tal como nos foi explicado e depois experienciado, sentir o sabor do polvo de forma muito mais intensa do que é habitual. Talvez porque é preciso mastigar, mastigar, mastigar. Muito bom.
  • La tintura – Choco com tinta sobre ervas frescas (entre elas manjericão e hortelã) e ervilhas na casca. A textura do choco surpreendentemente sedosa. Surpreendente também a ligação da tinta com as ervas frescas. Muito saboroso e fresco.
  • Risotto Umani – criado a partir de uma sopa japonesa é um falso risotto, uma vez que não tem arroz, apenas legumes – pastinaca, aipo. Estes, cortados no tamanho de bagos de arroz, são apresentados após escorridos do caldo e o tamanho dos legumes confere uma textura muito interessante a este prato.
  • Bianco e Bianco – Assisti ao empratamento: uma colher de puré de batata, por cima lascas de bacalhau cozinhadas e lascas de parmesão, mais uma colher de puré de batata em cima do bacalhau, tudo finalmente regado com polenta de milho branco.Um prato de uma simplicidade desarmante que nos dá sabores e sabores, grande cremosidade, e vontade de comer sem parar...
  • Cantucci, Formaggio e Albana Passito – o cantucci é um biscoito rijo (de que eu gosto imenso) que se pode comer molhado em vinho doce; neste caso o vinho doce foi apresentado na forma de gelado e o cantucci, vem em bocados e menos densos do que é habitual; junta-se a isto um molho de queijo cremoso e tem-se um toque ácido que faz desta combinação uma sobremesa perfeita e de grande originalidade.
Ao terminar reconheço que afinal talvez pudesse ter traduzido esta experiência em poucas palavras: Simplicidade, elegância e originalidade, a revelarem texturas que proporcionam sabores intensos mas delicados.

Tudo isto num ambiente informal muito agradável e com excelente companhia à mesa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.